terça-feira, 27 de outubro de 2015

DANÇA CATARINA: INFANTIL LIVRE















DANÇA CATARINA: INFANTIL FOLCLORICA
















homenagem aos professores

Pela passagem do dia do professor os aulos da E.E.B. OURO VERDE homenagearam cantando a música: "Nunca deixe de Sonhar".





semana da Paz 2015

A escola E.E.B. OURO VERDE desenvolveu atividades na Semana da Paz com os educandos
 e comunidade escolar. Foram realizadas as seguintes atividades:

  A abertura da Semana da Paz iniciou com o Hino;
Mensagem sobre a Paz;
Cada turma realizou atividades diferenciadas referente ao tema;
Dança com os educandos;   




terça-feira, 6 de outubro de 2015

PROJETO ESCOLAR – Ciências da natureza e Matemática

PROJETO ESCOLAR – Ciências da natureza e matemática

TÍTULO: Fenômenos físicos e matemáticos: movimentos e relações métricas


OBJETIVO GERAL: Relacionar os fenômenos da física e da matemática, associados aos movimentos dos corpos, calculando o deslocamento, a aceleração, a velocidade e as relações no triângulo retângulo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Entender como a física está relacionada no nosso cotidiano;
ü  Desenvolver cálculos matemáticos para melhor compreensão dos movimentos e das relações métricas;
ü  Aplicar métodos práticos para ampliar os conhecimentos e a compreensão dos educandos;
ü  Pesquisar como a física e a matemática estão relacionadas no processo de aceleração, movimentação, velocidade dos corpos e nas diversas relações métricas.

JUSTIFICATIVA:
A compreensão da área de ciências da natureza e matemática está relacionada com o reconhecimento, a utilização e a interpretação de fenômenos ou sistemas naturais e tecnológicos voltados para os modelos explicativos e representativos, de modo que os educandos compreendam e desenvolvam as habilidades práticas do conhecimento científico.
Assim, a Matemática é concebida como linguagem, como instrumento conceitual e prático, recurso de modelagem e de análise para outras ciências naturais e sociais, tanto quanto para as artes em contextos contemporâneos ela se articula aos fundamentos e pressupostos que tornaram possível a revolução das modernas técnicas de comunicação, informação e automação.[...] Os conceitos matemáticos contribuem na formação integral dos estudantes em sua participação na vida social, econômica e política para compreensão da realidade tendo como objetos de estudo deste conhecimento as grandezas e formas, desenvolvendo instrumentos para conduzir a vida pessoal, assim como para incorporar saberes científicos e suas correlações sociais. (Proposta curricular de Santa Catarina, 2014, pg.163).

A física contribui para ampliar as capacidades científica e tecnológicas, como integrante das ciências no início do processo de escolarização, e para um melhor aprofundamento, a física deve ser contextualizada e centrada nos conceitos fundantes ao longo deste percurso formativo, de forma dialogada e estimulante.
A mobilização da física está voltada para a variedade dos conhecimentos relacionados ao âmbito da origem do universo, sua composição, a relação da matéria e energia, radiações e exposição às ondas eletromagnéticas, dentre outros contextos.
[...] “O conhecimento em física pode servir como uma ferramenta essencial para o indivíduo mudar sua forma de pensar e agir, com vistas ao desenvolvimento de capacidades reflexivas e investigativas [...]. (Proposta curricular de Santa Catarina, pg. 167).

METODOLOGIA:

             A partir de pesquisas bibliográficas e investigação sobre o meio em que o educando vive, coletar dados referentes a aspectos físicos e matemáticos. Uma vez realizada a pesquisa, organizar os dados para que estes possam ser analisados, comparados e compreendidos, e a partir das discussões, explanações e problematizações, levar a possíveis experiências significativas relacionadas aos componentes curriculares das Ciências da Natureza e Matemática para posteriormente desenvolver ações embasadas nos dados coletados.

RECURSOS: Acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (trenas, compasso, vídeos, transferidor e materiais diversos).

AVALIAÇÃO: A avaliação será processual, contínua e diagnóstica que permite às ciências naturais e matemática um caráter instrumental e emancipatório, de modo que os educandos desenvolvam a experimentação, a observação, registro e a análise dos fenômenos estudados.


CRONOGRAMA:  outubro a novembro de 2015














PROJETO ESCOLAR – CIÊNCIAS HUMANAS

PROJETO ESCOLAR – CIÊNCIAS HUMANAS – Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso.

TÍTULO: Nosso lugar, nossa história e nossa identidade.

OBJETIVO GERAL: Investigar a história individual e coletiva dos educandos e as relações estabelecidas com o meio em que vivem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Pesquisar a história individual dos educandos;
ü  Investigar a história regional e as influências culturais (indígena, afro e europeia);
ü  Identificar a economia regional, a partir do trabalho dos educandos e de suas famílias;
ü  Estabelecer aspectos relacionados a clima e relevo com atividades agrícolas;
ü  Pesquisar, por meio de entrevistas, as mudanças geográficas ao longo dos anos, desde a colonização;

JUSTIFICATIVA:

Considerando que somente mudamos o que conhecemos, ter contato com a sua própria história, e consequentemente, com a história do local onde os educandos vivem, possibilita e instiga os mesmos a tornarem-se agentes de transformação social, como consta na Proposta Curricular de Santa Catarina:

A área de Ciências Humanas proporciona estudos, investigação, análise, questionamentos e interpretações relativos a experiência humana [...], com vistas a desnaturalização das relações sociais, para fomentar posicionamentos emancipatórios, voltados particularmente ao enfrentamento de dilemas sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, éticos, estéticos e religiosos, que compõe a história da humanidade. ( p.140, 2014)


Conhecer a história e as mudanças ocorridas no ambiente pode tornar os educandos conscientes do seu papel na sociedade. Sendo assim, a área das Ciências Humanas, que “agregam e sintetizam uma série de saberes e fazeres elaborados de forma coletiva por seus componentes curriculares e as demais áreas do conhecimento” (p.140, 2014. PCSC), podem auxiliar na construção da identidade dos envolvidos no processo.
A partir do projeto, pretende-se possibilitar aos educandos

[...] à compreensão do sentido de pertencimento ao mundo, para que estes se sintam corresponsáveis por ele e pelos processos que nele são projetados. A partir da compreensão de pertencimento ao grupo no qual se insere e está inserido, a sujeito será acolhido, compreendido, reconhecido, estimulado a agir e a transformar a si mesmo e a realidade. (p.140, 2014. PCSC)


            Uma vez inserido na sociedade e acolhido por ela, o sujeito pode contribuir na transformação do meio em que vive, sendo crítico, consciente e responsável pelas suas atitudes diante dos outros e da natureza.

METODOLOGIA:

             A partir de entrevistas, pesquisas bibliográficas e a investigação sobre o meio em que o educando vive, coletar dados referentes a aspectos geográficos, históricos, sociais e religiosos. Uma vez realizada a pesquisa, organizar os dados para que estes possam ser analisados, comparados e compreendidos, e a partir das discussões, explanações, problematizações e seminários, levar a possíveis experiências significativas relacionadas aos componentes curriculares das Ciências Humanas, para posteriormente desenvolver ações embasadas nos dados coletados.

RECURSOS: Família, comunidade, acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (fotografia, revistas, vídeos, telejornais e outros)

AVALIAÇÃO: Considerar-se-á todo o processo e analisando os objetivos elencados no projeto, oferecer oportunidades de aprendizagem a partir das vivências dos educandos no seu contexto social, e a capacidade de atuação nas mudanças que se espera de um cidadão responsável e atuante.


CRONOGRAMA:  outubro a novembro de 2015















sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pinturas

        O Projeto Ambial juntamente como o Programa Mais Educação depois de ter lixado e passado a primeira mão de tinta, agora iniciou a pintura das obras no muro escolar.