terça-feira, 27 de outubro de 2015
homenagem aos professores
Pela passagem do dia do professor os aulos da E.E.B. OURO VERDE homenagearam cantando a música: "Nunca deixe de Sonhar".
semana da Paz 2015
A escola E.E.B. OURO VERDE desenvolveu atividades na Semana da Paz com os educandos
e comunidade escolar. Foram realizadas as seguintes atividades:
e comunidade escolar. Foram realizadas as seguintes atividades:
A
abertura da Semana da Paz iniciou com o Hino;
Mensagem
sobre a Paz;
Cada
turma realizou atividades diferenciadas referente ao tema;
Dança
com os educandos;
terça-feira, 6 de outubro de 2015
PROJETO ESCOLAR – Ciências da natureza e Matemática
PROJETO ESCOLAR –
Ciências da natureza e matemática
TÍTULO: Fenômenos
físicos e matemáticos: movimentos e relações métricas
OBJETIVO GERAL: Relacionar
os fenômenos da física e da matemática, associados aos movimentos dos corpos,
calculando o deslocamento, a aceleração, a velocidade e as relações no
triângulo retângulo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Entender
como a física está relacionada no nosso cotidiano;
ü Desenvolver
cálculos matemáticos para melhor compreensão dos movimentos e das relações
métricas;
ü Aplicar
métodos práticos para ampliar os conhecimentos e a compreensão dos educandos;
ü Pesquisar
como a física e a matemática estão relacionadas no processo de aceleração,
movimentação, velocidade dos corpos e nas diversas relações métricas.
JUSTIFICATIVA:
A
compreensão da área de ciências da natureza e matemática está relacionada com o
reconhecimento, a utilização e a interpretação de fenômenos ou sistemas
naturais e tecnológicos voltados para os modelos explicativos e
representativos, de modo que os educandos compreendam e desenvolvam as
habilidades práticas do conhecimento científico.
Assim,
a Matemática é concebida como linguagem, como instrumento conceitual e prático,
recurso de modelagem e de análise para outras ciências naturais e sociais,
tanto quanto para as artes em contextos contemporâneos ela se articula aos
fundamentos e pressupostos que tornaram possível a revolução das modernas
técnicas de comunicação, informação e automação.[...] Os conceitos matemáticos
contribuem na formação integral dos estudantes em sua participação na vida
social, econômica e política para compreensão da realidade tendo como objetos
de estudo deste conhecimento as grandezas e formas, desenvolvendo instrumentos
para conduzir a vida pessoal, assim como para incorporar saberes científicos e
suas correlações sociais. (Proposta curricular de Santa Catarina, 2014, pg.163).
A física contribui para ampliar as
capacidades científica e tecnológicas, como integrante das ciências no início
do processo de escolarização, e para um melhor aprofundamento, a física deve
ser contextualizada e centrada nos conceitos fundantes ao longo deste percurso
formativo, de forma dialogada e estimulante.
A mobilização da física está voltada
para a variedade dos conhecimentos relacionados ao âmbito da origem do
universo, sua composição, a relação da matéria e energia, radiações e exposição
às ondas eletromagnéticas, dentre outros contextos.
[...]
“O conhecimento em física pode servir como uma ferramenta essencial para o
indivíduo mudar sua forma de pensar e agir, com vistas ao desenvolvimento de
capacidades reflexivas e investigativas [...]. (Proposta curricular de Santa
Catarina, pg. 167).
METODOLOGIA:
A partir de pesquisas
bibliográficas e investigação sobre o meio em que o educando vive, coletar dados
referentes a aspectos físicos e matemáticos. Uma vez realizada a pesquisa,
organizar os dados para que estes possam ser analisados, comparados e
compreendidos, e a partir das discussões, explanações e problematizações, levar
a possíveis experiências significativas relacionadas aos componentes
curriculares das Ciências da Natureza e Matemática para posteriormente
desenvolver ações embasadas nos dados coletados.
RECURSOS: Acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (trenas, compasso, vídeos, transferidor e materiais diversos).
AVALIAÇÃO: A avaliação será processual, contínua e diagnóstica que permite às ciências naturais e matemática um caráter instrumental e emancipatório, de modo que os educandos desenvolvam a experimentação, a observação, registro e a análise dos fenômenos estudados.
CRONOGRAMA: outubro a novembro de 2015
PROJETO ESCOLAR – CIÊNCIAS HUMANAS
PROJETO ESCOLAR –
CIÊNCIAS HUMANAS – Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Ensino
Religioso.
TÍTULO: Nosso lugar,
nossa história e nossa identidade.
OBJETIVO GERAL: Investigar
a história individual e coletiva dos educandos e as relações estabelecidas com
o meio em que vivem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Pesquisar
a história individual dos educandos;
ü Investigar
a história regional e as influências culturais (indígena, afro e europeia);
ü Identificar
a economia regional, a partir do trabalho dos educandos e de suas famílias;
ü Estabelecer
aspectos relacionados a clima e relevo com atividades agrícolas;
ü Pesquisar,
por meio de entrevistas, as mudanças geográficas ao longo dos anos, desde a
colonização;
JUSTIFICATIVA:
Considerando
que somente mudamos o que conhecemos, ter contato com a sua própria história, e
consequentemente, com a história do local onde os educandos vivem, possibilita
e instiga os mesmos a tornarem-se agentes de transformação social, como consta
na Proposta Curricular de Santa Catarina:
A área de
Ciências Humanas proporciona estudos, investigação, análise, questionamentos e
interpretações relativos a experiência humana [...], com vistas a
desnaturalização das relações sociais, para fomentar posicionamentos
emancipatórios, voltados particularmente ao enfrentamento de dilemas sociais,
culturais, ambientais, políticos, econômicos, éticos, estéticos e religiosos,
que compõe a história da humanidade. ( p.140, 2014)
Conhecer
a história e as mudanças ocorridas no ambiente pode tornar os educandos
conscientes do seu papel na sociedade. Sendo assim, a área das Ciências
Humanas, que “agregam e sintetizam uma série de saberes e fazeres elaborados de
forma coletiva por seus componentes curriculares e as demais áreas do
conhecimento” (p.140, 2014. PCSC), podem auxiliar na construção da identidade
dos envolvidos no processo.
A
partir do projeto, pretende-se possibilitar aos educandos
[...] à
compreensão do sentido de pertencimento ao mundo, para que estes se sintam
corresponsáveis por ele e pelos processos que nele são projetados. A partir da
compreensão de pertencimento ao grupo no qual se insere e está inserido, a
sujeito será acolhido, compreendido, reconhecido, estimulado a agir e a
transformar a si mesmo e a realidade. (p.140, 2014. PCSC)
Uma vez inserido na sociedade e acolhido por ela, o
sujeito pode contribuir na transformação do meio em que vive, sendo crítico,
consciente e responsável pelas suas atitudes diante dos outros e da natureza.
METODOLOGIA:
A partir de
entrevistas, pesquisas bibliográficas e a investigação sobre o meio em que o
educando vive, coletar dados referentes a aspectos geográficos, históricos,
sociais e religiosos. Uma vez realizada a pesquisa, organizar os dados para que
estes possam ser analisados, comparados e compreendidos, e a partir das
discussões, explanações, problematizações e seminários, levar a possíveis
experiências significativas relacionadas aos componentes curriculares das
Ciências Humanas, para posteriormente desenvolver ações embasadas nos dados
coletados.
RECURSOS: Família, comunidade, acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (fotografia, revistas, vídeos, telejornais e outros)
AVALIAÇÃO: Considerar-se-á todo o processo e analisando os objetivos elencados no projeto, oferecer oportunidades de aprendizagem a partir das vivências dos educandos no seu contexto social, e a capacidade de atuação nas mudanças que se espera de um cidadão responsável e atuante.
CRONOGRAMA: outubro a novembro de 2015
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Pinturas
O Projeto Ambial juntamente como o Programa Mais Educação depois de ter lixado e passado a primeira mão de tinta, agora iniciou a pintura das obras no muro escolar.
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