PROJETO ESCOLAR –
Ciências da natureza e matemática
TÍTULO: Fenômenos
físicos e matemáticos: movimentos e relações métricas
OBJETIVO GERAL: Relacionar
os fenômenos da física e da matemática, associados aos movimentos dos corpos,
calculando o deslocamento, a aceleração, a velocidade e as relações no
triângulo retângulo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Entender
como a física está relacionada no nosso cotidiano;
ü Desenvolver
cálculos matemáticos para melhor compreensão dos movimentos e das relações
métricas;
ü Aplicar
métodos práticos para ampliar os conhecimentos e a compreensão dos educandos;
ü Pesquisar
como a física e a matemática estão relacionadas no processo de aceleração,
movimentação, velocidade dos corpos e nas diversas relações métricas.
JUSTIFICATIVA:
A
compreensão da área de ciências da natureza e matemática está relacionada com o
reconhecimento, a utilização e a interpretação de fenômenos ou sistemas
naturais e tecnológicos voltados para os modelos explicativos e
representativos, de modo que os educandos compreendam e desenvolvam as
habilidades práticas do conhecimento científico.
Assim,
a Matemática é concebida como linguagem, como instrumento conceitual e prático,
recurso de modelagem e de análise para outras ciências naturais e sociais,
tanto quanto para as artes em contextos contemporâneos ela se articula aos
fundamentos e pressupostos que tornaram possível a revolução das modernas
técnicas de comunicação, informação e automação.[...] Os conceitos matemáticos
contribuem na formação integral dos estudantes em sua participação na vida
social, econômica e política para compreensão da realidade tendo como objetos
de estudo deste conhecimento as grandezas e formas, desenvolvendo instrumentos
para conduzir a vida pessoal, assim como para incorporar saberes científicos e
suas correlações sociais. (Proposta curricular de Santa Catarina, 2014, pg.163).
A física contribui para ampliar as
capacidades científica e tecnológicas, como integrante das ciências no início
do processo de escolarização, e para um melhor aprofundamento, a física deve
ser contextualizada e centrada nos conceitos fundantes ao longo deste percurso
formativo, de forma dialogada e estimulante.
A mobilização da física está voltada
para a variedade dos conhecimentos relacionados ao âmbito da origem do
universo, sua composição, a relação da matéria e energia, radiações e exposição
às ondas eletromagnéticas, dentre outros contextos.
[...]
“O conhecimento em física pode servir como uma ferramenta essencial para o
indivíduo mudar sua forma de pensar e agir, com vistas ao desenvolvimento de
capacidades reflexivas e investigativas [...]. (Proposta curricular de Santa
Catarina, pg. 167).
METODOLOGIA:
A partir de pesquisas
bibliográficas e investigação sobre o meio em que o educando vive, coletar dados
referentes a aspectos físicos e matemáticos. Uma vez realizada a pesquisa,
organizar os dados para que estes possam ser analisados, comparados e
compreendidos, e a partir das discussões, explanações e problematizações, levar
a possíveis experiências significativas relacionadas aos componentes
curriculares das Ciências da Natureza e Matemática para posteriormente
desenvolver ações embasadas nos dados coletados.
RECURSOS: Acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (trenas, compasso, vídeos, transferidor e materiais diversos).
AVALIAÇÃO: A avaliação será processual, contínua e diagnóstica que permite às ciências naturais e matemática um caráter instrumental e emancipatório, de modo que os educandos desenvolvam a experimentação, a observação, registro e a análise dos fenômenos estudados.
CRONOGRAMA: outubro a novembro de 2015
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