PROJETO ESCOLAR –
CIÊNCIAS HUMANAS – Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Ensino
Religioso.
TÍTULO: Nosso lugar,
nossa história e nossa identidade.
OBJETIVO GERAL: Investigar
a história individual e coletiva dos educandos e as relações estabelecidas com
o meio em que vivem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Pesquisar
a história individual dos educandos;
ü Investigar
a história regional e as influências culturais (indígena, afro e europeia);
ü Identificar
a economia regional, a partir do trabalho dos educandos e de suas famílias;
ü Estabelecer
aspectos relacionados a clima e relevo com atividades agrícolas;
ü Pesquisar,
por meio de entrevistas, as mudanças geográficas ao longo dos anos, desde a
colonização;
JUSTIFICATIVA:
Considerando
que somente mudamos o que conhecemos, ter contato com a sua própria história, e
consequentemente, com a história do local onde os educandos vivem, possibilita
e instiga os mesmos a tornarem-se agentes de transformação social, como consta
na Proposta Curricular de Santa Catarina:
A área de
Ciências Humanas proporciona estudos, investigação, análise, questionamentos e
interpretações relativos a experiência humana [...], com vistas a
desnaturalização das relações sociais, para fomentar posicionamentos
emancipatórios, voltados particularmente ao enfrentamento de dilemas sociais,
culturais, ambientais, políticos, econômicos, éticos, estéticos e religiosos,
que compõe a história da humanidade. ( p.140, 2014)
Conhecer
a história e as mudanças ocorridas no ambiente pode tornar os educandos
conscientes do seu papel na sociedade. Sendo assim, a área das Ciências
Humanas, que “agregam e sintetizam uma série de saberes e fazeres elaborados de
forma coletiva por seus componentes curriculares e as demais áreas do
conhecimento” (p.140, 2014. PCSC), podem auxiliar na construção da identidade
dos envolvidos no processo.
A
partir do projeto, pretende-se possibilitar aos educandos
[...] à
compreensão do sentido de pertencimento ao mundo, para que estes se sintam
corresponsáveis por ele e pelos processos que nele são projetados. A partir da
compreensão de pertencimento ao grupo no qual se insere e está inserido, a
sujeito será acolhido, compreendido, reconhecido, estimulado a agir e a
transformar a si mesmo e a realidade. (p.140, 2014. PCSC)
Uma vez inserido na sociedade e acolhido por ela, o
sujeito pode contribuir na transformação do meio em que vive, sendo crítico,
consciente e responsável pelas suas atitudes diante dos outros e da natureza.
METODOLOGIA:
A partir de
entrevistas, pesquisas bibliográficas e a investigação sobre o meio em que o
educando vive, coletar dados referentes a aspectos geográficos, históricos,
sociais e religiosos. Uma vez realizada a pesquisa, organizar os dados para que
estes possam ser analisados, comparados e compreendidos, e a partir das
discussões, explanações, problematizações e seminários, levar a possíveis
experiências significativas relacionadas aos componentes curriculares das
Ciências Humanas, para posteriormente desenvolver ações embasadas nos dados
coletados.
RECURSOS: Família, comunidade, acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (fotografia, revistas, vídeos, telejornais e outros)
AVALIAÇÃO: Considerar-se-á todo o processo e analisando os objetivos elencados no projeto, oferecer oportunidades de aprendizagem a partir das vivências dos educandos no seu contexto social, e a capacidade de atuação nas mudanças que se espera de um cidadão responsável e atuante.
CRONOGRAMA: outubro a novembro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário