terça-feira, 6 de outubro de 2015

PROJETO ESCOLAR – CIÊNCIAS HUMANAS

PROJETO ESCOLAR – CIÊNCIAS HUMANAS – Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso.

TÍTULO: Nosso lugar, nossa história e nossa identidade.

OBJETIVO GERAL: Investigar a história individual e coletiva dos educandos e as relações estabelecidas com o meio em que vivem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Pesquisar a história individual dos educandos;
ü  Investigar a história regional e as influências culturais (indígena, afro e europeia);
ü  Identificar a economia regional, a partir do trabalho dos educandos e de suas famílias;
ü  Estabelecer aspectos relacionados a clima e relevo com atividades agrícolas;
ü  Pesquisar, por meio de entrevistas, as mudanças geográficas ao longo dos anos, desde a colonização;

JUSTIFICATIVA:

Considerando que somente mudamos o que conhecemos, ter contato com a sua própria história, e consequentemente, com a história do local onde os educandos vivem, possibilita e instiga os mesmos a tornarem-se agentes de transformação social, como consta na Proposta Curricular de Santa Catarina:

A área de Ciências Humanas proporciona estudos, investigação, análise, questionamentos e interpretações relativos a experiência humana [...], com vistas a desnaturalização das relações sociais, para fomentar posicionamentos emancipatórios, voltados particularmente ao enfrentamento de dilemas sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, éticos, estéticos e religiosos, que compõe a história da humanidade. ( p.140, 2014)


Conhecer a história e as mudanças ocorridas no ambiente pode tornar os educandos conscientes do seu papel na sociedade. Sendo assim, a área das Ciências Humanas, que “agregam e sintetizam uma série de saberes e fazeres elaborados de forma coletiva por seus componentes curriculares e as demais áreas do conhecimento” (p.140, 2014. PCSC), podem auxiliar na construção da identidade dos envolvidos no processo.
A partir do projeto, pretende-se possibilitar aos educandos

[...] à compreensão do sentido de pertencimento ao mundo, para que estes se sintam corresponsáveis por ele e pelos processos que nele são projetados. A partir da compreensão de pertencimento ao grupo no qual se insere e está inserido, a sujeito será acolhido, compreendido, reconhecido, estimulado a agir e a transformar a si mesmo e a realidade. (p.140, 2014. PCSC)


            Uma vez inserido na sociedade e acolhido por ela, o sujeito pode contribuir na transformação do meio em que vive, sendo crítico, consciente e responsável pelas suas atitudes diante dos outros e da natureza.

METODOLOGIA:

             A partir de entrevistas, pesquisas bibliográficas e a investigação sobre o meio em que o educando vive, coletar dados referentes a aspectos geográficos, históricos, sociais e religiosos. Uma vez realizada a pesquisa, organizar os dados para que estes possam ser analisados, comparados e compreendidos, e a partir das discussões, explanações, problematizações e seminários, levar a possíveis experiências significativas relacionadas aos componentes curriculares das Ciências Humanas, para posteriormente desenvolver ações embasadas nos dados coletados.

RECURSOS: Família, comunidade, acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (fotografia, revistas, vídeos, telejornais e outros)

AVALIAÇÃO: Considerar-se-á todo o processo e analisando os objetivos elencados no projeto, oferecer oportunidades de aprendizagem a partir das vivências dos educandos no seu contexto social, e a capacidade de atuação nas mudanças que se espera de um cidadão responsável e atuante.


CRONOGRAMA:  outubro a novembro de 2015















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