terça-feira, 26 de março de 2013

atividade no primeiro dia letivo

DURANTE O PRIMEIRO DIA LETIVO, TODOS OS ALUNOS FORAM REUNIDOS NA ÁREA COBERTA CADA UM NO SEU PERÍODO PARA PARTICIPAREM DE UMA DINÂMICA O:
 
CONGRESSO DAS CORES
 
“ Certa vez, num Reino Encantado, num dia Especial, um Rei convocou todas as cores para a abertura do Congresso das Cores”.
“Queridos amigos.
Neste dia especial, quero agradecer a presença de todos, pois a participação de todos é muito importante neste dia de formação cujo objetivo será nosso CRESCIMENTO pessoal, PROFISSIONAL.
Tenho a honra de convidá-los a ficar de pé, para ouvir o discurso oficial de abertura do nosso Congresso.
Na voz da minha fiel secretária AQUARELA, que fará a leitura de um texto ( TEXTO ESCOLHIDO ).
Tendo ouvido o discurso, todas as cores com suas próprias
características e tonalidades vão se acomodando...
“ E fica a palavra agora aberta aos presentes...”

O AMARELO é o primeiro a falar:
“Com todo respeito, vou logo dizendo que CRESCIMENTO é saber distribuir apertos de mãos a todos, cumprimentando sempre os irmãos, pois a discriminação e a exclusão são grande males sociais.
Todos os amarelos saem distribuindo apertos de mãos aos presentes.

 
O AZUL, com toda sua tranqüilidade, pronuncia solenemente
seu discurso:

“Meus amigos, CRESCIMENTO é abraçar as pessoas, desejando a elas todo o bem comum simples gesto carinhoso.
Os azuis saem abraçando os demais.


A cor BRANCA muito tímida e discreta ousa levantar-se, com coragem e firmeza:
“Queridos amigos, CRESCIMENTO é conseguir ver a miséria interior de nossos amigos, famílias e poder ensinar-lhes com gestos de carinhos, a ler a vida de maneira melhor.
Os brancos distribuem gestos de carinhos.


O VERDE, que não aguentava mais, pois sempre queria falar sem que fosse a sua vez, pode dizer empolgada:
“Ora colegas, CRESCIMENTO é despertar em cada criança, jovem, homem ou mulher, e família, a consciência de sua própria dignidade”.
os verdes saem dizendo: “Você é muito importante para mim e para todos nós”.

O VERMELHO levanta-se e olha NOS OLHOS das outras pessoas e afirma:
“Caros amigos e amigos, CRESCIMENTO é fazer compreender e viver o AMOR com todos”.
Os vermelhos saem olhando nos olhos dos colegas, convidando a todos para darem as mãos.
De repente... Um vento impetuoso, muito forte, soprou. O vento da violência, da discriminação, da exploração, da fome, da miséria... o vento da exclusão, da indiferença, da falta de diálogo, do desrespeito, da omissão...


O Rei das cores falou: “Caros amigos, vocês viram, se todos não tivessem se unido num grande abraço para resistirem àquele vento devastador, o que seria de nós agora?”
Mas o fato de estarmos unidas nos transformou numa linda aquarela, numa obra colorida, dando vida e alegria ao nosso mundo.












 

2012


Fotos do final do ano de 2012 na escola. Nunca é tarde para recordar os momentos alegres que fizeram parte da vida dos educandos que deixaram marcas em cada pessoa participante dessa caminhada.

 





 

 
 
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Um esquema para o planejamento da prática

Um esquema para o planejamento da prática

Algumas indagações suscitam a fim de discorrer sobre o tema: De que forma nós, professores, podemos instrumentalizar os diferentes saberes, conhecimentos? De que maneira podemos contribuir para as novas práticas pedagógicas do conhecimento?
O currículo ordena os conteúdos e seus fins. Planos bem definidos contribuirão para que a intenção pedagógica conjugada com a teoria dos conhecimentos possa ser utilizada com o melhor aproveitamento nos projetos educativos.
Os projetos educativos organizam a complexidade da prática educativa e contemplam as competências mínimas visando e atentando para a garantia da qualidade e significações para o aluno.
Para gerar significados para o aluno deve estar pautado no olhar sobre a realidade em que estão inseridos, deve também ter interesse de professor e aluno gerando comprometimento e a motivação, imprescindíveis. É pertinente ter um currículo de base comum. Ele é o elo entra a ação e a intenção, teoria e prática.
Defendemos que o professor deve ter uma boa formação profissional, autonomia, ter tempo para dedicar-se a estudar a sua especialidade planejar com o corpo docente escolar de maneira coletiva, a fim de que os conhecimentos de cada área convirjam para um tempo diálogo. Para que as ações previstas no currículo se concretizem são necessárias condições (estrutura, recursos, qualidade profissional).
Podemos utilizar mapas conceituais para o desenvolvimento de uma “atividade da aprendizagem”, onde se possa visualizar o que vai realizar com os alunos, relacionar meios e fins a partir de um eixo que guie a ação que deverá facilitar o aluno, a desempenhar um papel ativo: pesquisar, expor, observar, participar e, por fim, avaliar, não esquecendo que para o sucesso desse trabalho previamente planejado, alunos e professores devem estar motivados.