E.E.B. OURO VERDE
PROJETO ESCOLAR:
Cores,
movimentos e formas na cultura regional
Objetivo geral:
Desenvolver
um mural que envolva as áreas das linguagens (português, inglês, artes e
educação física) a fim de trabalhar a interdisciplinaridade e a diversidade que
cada disciplina do conhecimento agrega.
Objetivos
específicos:
Português e Inglês
Planejar situações em que o
aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da
realidade, seja do ponto de vista da utilidade pratica, seja na formação das
estruturas de pensamento que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias,
usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar o mundo que o
rodeia.
Educação
Física
Democratizar, humanizar e
diversificar a pratica pedagógica da área, visando ampliar sua compressão a fim
de que não seja relacionada apenas aspectos biológicos, mas dimensões afetivas,
cognitivas, motoras, sociais e culturais dos alunos.
Arte
Proporcionar, a partir da
vivencia, a compreensão dos elementos da linguagem visual e o acesso a obras de
artistas brasileiros que expressaram a cultura do país em suas obras bidimensionais
e tridimensionais.
Justificativa:
Nossos
educandos em sua maioria, estão inseridos em contextos sociais que pouco
estimulam a valorização de aspectos mais elaborados da cultura humana. Como a
escola é um dos espaços de diversidade, as áreas de Linguagens possuem formas e
funções que contextualizam a realidade em que esses educandos estão inseridos. Assim,
podem auxiliar os educandos na ampliação das visões de mundo, no respeito a
diversidade e a cultura regional, esquecida muitas vezes, diante de um mundo
globalizado.
Com a
necessidade de melhorar o aspecto físico e visual da quadra coberta,
desenvolvesse esse projeto com o intuito de trabalhar as disciplinas da área de
linguagens numa mesma direção, porém cada uma com sua especificidade através de
ilustrações, expressão corporal e produções textuais.
Grupo de Trabalho: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de português, inglês, arte e educação física
Português
e Inglês: elaboração de poesias, trabalhando leitura, escrita e gramática no
Modernismo Brasileiro;
Educação
física: corporeidade, ludicidade, símbolos e brincadeiras como características
regionais.
Arte: Modernismo
Brasileiro e a influência na arte brasileira das Vanguardas Europeias.
Metodologia:
A
partir da pesquisa bibliográfica, da visualização de imagens e documentários
sobre modernismo, cultura brasileira e brincadeiras, enquanto corporeidade e
ludicidade, possibilitar a compreensão de que as linguagens são uma importante
ferramenta de expressão humana, e que a partir delas o ser humano pode
desenvolver-se enquanto cidadão atuante e critico.
Considerando
que “[...] a divisão disciplinar do conhecimento é incapaz de dar conta da
problemática social e do cotidiano da sala de aula [...]” (PCNS, 2014. p. 93),
a interdisciplinaridade pode contribuir na formação integral dos educandos,
permitindo ampliação dos saberes e a (re) significação de conceitos
pré-estabelecidos sobre os temas a serem trabalhados.
Os
educandos, tendo acesso aos conteúdos pré-estabelecidos, podem ampliar suas
percepções do seu contexto social, sendo capaz de compartilhar os conhecimentos
adquiridos historicamente.
A
vivência proposta pelas Linguagens pode proporcionar aos envolvidos, a
observação das diversas realidades às quais eles pertencem, demonstrando pela
expressão corporal, estática e dinâmica, leituras, estudos, uma sequência de
movimentos formando parte de uma coreografia, através da releitura das pinturas
nas paredes da quadra coberta (ginásio).
Além disso, o conhecimento sobre outras
culturas e suas representações pode contribuir de maneira expressiva na
construção identitária dos educandos.
A formação do
sujeito a partir do contato com [...] diferentes culturas possibilita o
conhecimento relacional de si próprio, a vivência de diferenças, a
potencialização de senso crítico, a reflexão sobre o sentido de pertencimento,
além do conhecimento de novas culturas e história de outros povos. Trata-se de
um contato direto com a cultura do outro, da vivência de suas construções
simbólicas e da descoberta contínua de seu universo na constituição da
subjetividade humana. (PCSC, 2014. p. 102 e 103)
A área
das Linguagens, organizadas na PCSC de maneira integrada, pode proporcionar a
vivência significativa a partir da elaboração do mural na escola, além de
tornar os educandos, sujeitos capazes de mudanças.
Recursos humanos: professores, alunos e direção
Recursos
materiais: Tinta, pincel, lixa.
Avaliação: Durante toda execução do processo e somativo ao término do projeto. Avaliando diversas formas: provas, trabalhos e participação.
Registro: Lista de frequência, fotos, Filmagem do desenvolvimento da atividade
Cronograma: terceiro bimestre de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário