quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto: formação continuada

E.E.B. OURO VERDE



PROJETO ESCOLAR:



Cores, movimentos e formas na cultura regional





Objetivo geral:

Desenvolver um mural que envolva as áreas das linguagens (português, inglês, artes e educação física) a fim de trabalhar a interdisciplinaridade e a diversidade que cada disciplina do conhecimento agrega.


Objetivos específicos:

Português e Inglês
Planejar situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade pratica, seja na formação das estruturas de pensamento que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar o mundo que o rodeia.

Educação Física
Democratizar, humanizar e diversificar a pratica pedagógica da área, visando ampliar sua compressão a fim de que não seja relacionada apenas aspectos biológicos, mas dimensões afetivas, cognitivas, motoras, sociais e culturais dos alunos.

Arte
Proporcionar, a partir da vivencia, a compreensão dos elementos da linguagem visual e o acesso a obras de artistas brasileiros que expressaram a cultura do país em suas obras bidimensionais e tridimensionais.


Justificativa:

Nossos educandos em sua maioria, estão inseridos em contextos sociais que pouco estimulam a valorização de aspectos mais elaborados da cultura humana. Como a escola é um dos espaços de diversidade, as áreas de Linguagens possuem formas e funções que contextualizam a realidade em que esses educandos estão inseridos. Assim, podem auxiliar os educandos na ampliação das visões de mundo, no respeito a diversidade e a cultura regional, esquecida muitas vezes, diante de um mundo globalizado.
Com a necessidade de melhorar o aspecto físico e visual da quadra coberta, desenvolvesse esse projeto com o intuito de trabalhar as disciplinas da área de linguagens numa mesma direção, porém cada uma com sua especificidade através de ilustrações, expressão corporal e produções textuais.

Grupo de Trabalho: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de português, inglês, arte e educação física 
Português e Inglês: elaboração de poesias, trabalhando leitura, escrita e gramática no Modernismo Brasileiro;
Educação física: corporeidade, ludicidade, símbolos e brincadeiras como características regionais.
Arte: Modernismo Brasileiro e a influência na arte brasileira das Vanguardas Europeias.



Metodologia:

A partir da pesquisa bibliográfica, da visualização de imagens e documentários sobre modernismo, cultura brasileira e brincadeiras, enquanto corporeidade e ludicidade, possibilitar a compreensão de que as linguagens são uma importante ferramenta de expressão humana, e que a partir delas o ser humano pode desenvolver-se enquanto cidadão atuante e critico.
Considerando que “[...] a divisão disciplinar do conhecimento é incapaz de dar conta da problemática social e do cotidiano da sala de aula [...]” (PCNS, 2014. p. 93), a interdisciplinaridade pode contribuir na formação integral dos educandos, permitindo ampliação dos saberes e a (re) significação de conceitos pré-estabelecidos sobre os temas a serem trabalhados.
Os educandos, tendo acesso aos conteúdos pré-estabelecidos, podem ampliar suas percepções do seu contexto social, sendo capaz de compartilhar os conhecimentos adquiridos historicamente.
A vivência proposta pelas Linguagens pode proporcionar aos envolvidos, a observação das diversas realidades às quais eles pertencem, demonstrando pela expressão corporal, estática e dinâmica, leituras, estudos, uma sequência de movimentos formando parte de uma coreografia, através da releitura das pinturas nas paredes da quadra coberta (ginásio).
Além disso, o conhecimento sobre outras culturas e suas representações pode contribuir de maneira expressiva na construção identitária dos educandos.

A formação do sujeito a partir do contato com [...] diferentes culturas possibilita o conhecimento relacional de si próprio, a vivência de diferenças, a potencialização de senso crítico, a reflexão sobre o sentido de pertencimento, além do conhecimento de novas culturas e história de outros povos. Trata-se de um contato direto com a cultura do outro, da vivência de suas construções simbólicas e da descoberta contínua de seu universo na constituição da subjetividade humana. (PCSC, 2014. p. 102 e 103)

A área das Linguagens, organizadas na PCSC de maneira integrada, pode proporcionar a vivência significativa a partir da elaboração do mural na escola, além de tornar os educandos, sujeitos capazes de mudanças.


Recursos humanos:
professores, alunos e direção
Recursos materiais: Tinta, pincel, lixa.

Avaliação:
Durante toda execução do processo e somativo ao término do projeto. Avaliando diversas formas:  provas, trabalhos e participação.  


Registro: Lista de frequência, fotos, Filmagem do desenvolvimento da atividade
Cronograma: terceiro bimestre de 2015.

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